FANDOM

Principal

O incidente de Lanshiang foi um grande ataque às cidades chinesas de Waiyip e Tatchi na região costeira de Lanshiang. O ataque foi causado pela Neo Umbrella e coincidiu com outro ataque na cidade americana de Tall Oaks. O ataque consistiu em duas ondas; em Waiyip um grupo armado tomaram o porto da Marinha e conseguiram lançar ataques devastadores. Enquanto isso, Tatchi permaneceu ileso até que um ataque de mísseis surpresa lançasse o C-Vírus em uma nuvem, transformando milhares em zumbis.

Ataque em Waiyip

Em 30 de junho, os J'avos recém-criados, foram fortemente armados pela Neo Umbrella com rifles de assalto e helicópteros, foram espalhados pelas ruas de Waiyip, causando pânico em massa. Ao se espalharem mais adiante, eles capturaram o estaleiro da Marinha em Yuenmon e executaram toda a tripulação de um porta-aviões. Com os militares chineses completamente surpreendidos, a Bioterrorism Security Assessment Alliance entrou na cidade como o principal combatente. Suas primeiras ações foi o resgate dos trabalhadores da U.N. que foram mantidos reféns em um prédio. Logo depois, Carla Radames, atuando sob o nome de Ada Wong, foi descoberta na cidade e o capitão Chris Redfield e o tenente Piers Nivans da BSAA a seguiram até o estaleiro de Yuenmon, onde foi morta pelos membros da ''Família''

Em outros pontos da cidade, a agente da D.S.O, Sherry Birkin e Jake Mullerr, escaparam da prisão em uma instalação controlada por J'avos e dirigiram-se para o centro da cidade de Waiyip para se encontrar com Derek Simmons. Em sua jornada, encontraram o agente da DSO, Leon S.Kennedy, e a agente do serviço secreto, Helena Harper, que haviam viajado para a China para localizar Simmons. A verdadeira Ada Wong também atravessou a cidade em busca de Carla e salvou Sherry de um mutante antes de lutar contra o que restava de Carla no porta-aviões.

Ataque em Tatchi

Às 23h29, Neo Umbrella recebeu a confirmação da morte de Carla Radames e, de acordo com suas instruções nesse evento, executou o Plano D. Um míssil contendo o C-Virus foi lançado de um porta-aviões e detonou na cidade vizinha de Tatchi, dispersando o vírus em toda a cidade. Os cidadãos foram inteiramente surpreendidos, pois não saíram rápido o suficiente. Somente poucos membros BSAA estavam nesta cidade, e suas operações estavam limitadas à lenta evacuação de civis para zonas seguras designadas, como o Quad Tower.