Resident Evil
Advertisement
Resident Evil

O ano de 2002 sem dúvida foi um grande marco para os fãs da série Resident Evil. A data será lembrada como o ano em que a saga ganhou a sua primeira remontagem. Inicialmente conhecido como o capítulo “Rebirth” em suas primeiras fases de produção, o jogo foi lançado apenas como “Resident Evil”, e hoje é carinhosamente chamado pelos fãs simplesmente de Remake.

Após o polêmico acordo de exclusividade com a Nintendo, o “novo” capítulo foi basicamente lançado como teste para o Game Cube; tanto para experimentar a capacidade do videogame quanto para certificar o quão popular o game se tornaria.

Trazendo modificações majestosas com base no enredo-clichê original, à primeira vista o quesito gráfico é excepcional. O título, que recebeu o prêmio anual de melhores gráficos de vários sites, apresenta cenários visualmente deslumbrantes e realistas. Efeitos de luz e sombra, explosões, texturas e sobreposições, combinados com músicas tensas e sons realistas e macabros tornam a experiência ainda mais imersiva, tornando-a certamente única. Caprichos como o barulho dos passos mudando a cada tipo de superfície e zumbis mastigando a sua carne após as mordidas provam a dedicação da empresa nessa estréia.

Enredo[]

A trama tem início quando a equipe Alfa dos S.T.A.R.S., Serviço de Táticas Especiais e de Resgate da cidade de Raccoon, partem à procura da equipe Bravo, que perde totalmente o contato durante as investigações na floresta de Arklay, a qual apresentava recentes casos de misteriosos assassinatos canibais. O grupo acaba por encontrar os destroços do helicóptero da equipe Bravo, e a busca se torna um pesadelo ao serem inesperadamente atacados por cachorros horrendos. Em uma corrida em busca de sobrevivência, eles se refugiam numa mansão tenebrosa, abandonada na floresta em meio à escuridão. Nada em seu treinamento pôde jamais prepará-los para o horror que precisaria ser enfrentado naquela noite...

Personagens[]

Personagens Voz ENG Voz JP Modelo de rosto
Jill Valentine Heidi Anderson Atsuko Yuya Julia Voth
Chris Redfield Joe Whyte Hiroki Tōchi
Albert Wesker Peter Jessop Jōji Nakata
Barry Burton Ed Smaron Yūsaku Yara
Rebecca Chambers Hope Levy Ami Koshimizu
Enrico Marini Dan Hagen Masaki Aizawa
Richard Aiken

Forest Speyer

Kenneth J. Sullivan

Brad Vickers

Armas[]

  • Survival Knife
  • Dagger
  • Stun Gun
  • Flash Granade
  • Handgun
  • Shotgun
  • Assault Shotgun
  • Grenade Launcher
  • Magnum Revolver
  • Barry's 44 Magnum
  • Self Defense Gun
  • Flamethrower
  • Rocket Launcher
  • Samurai Edge
  • Infinite Rocket Launcher

Criaturas[]

Versões Diferentes[]

Quase sete anos após o lançamento original para Game Cube, o remake do primeiro Resident Evil chegou também ao Nintendo Wii. O jogo em si é o mesmo, sem mudanças gráficas ou adições à história original. Nesta versão, porém, além de jogar com o controle do Cubo, também é possível utilizar o Classic Controller, o Wiimote ou sua combinação com Nunchuk. Em um dos tipos de controle, ainda, é possível sacar ou guardar a arma com um balanço do joystick. O game também pode ser jogado em 480p, para televisores de alta definição, e possui suporte a widescreen. Nos EUA e na Europa, o port fez parte de um pacote de relançamentos chamado “Resident Evil Archives”. O segundo volume deste pacote inclui a versão Wii de Resident Evil Ø.

HD Remaster[]

Uma versão de alta definição (HD), Resident Evil HD Remaster, foi lançada para Microsoft Windows, PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360 e Xbox One em janeiro de 2015. A versão HD suporta 5.1 som surround, bem como uma resolução de 1080p e uma proporção de aspecto widescreen de 16:9. Embora os fundos pré-renderizados originais tenham um formato 4:3, os desenvolvedores decidiram não retorná-los em 16:9 porque permitiria que os jogadores vissem mais do ambiente do que o pretendido, reduzindo a sensação de imersão e perigo. Como resultado, os desenvolvedores adicionaram rolagem vertical aos fundos, que respondem ao movimento do personagem, para se adequar à proporção de aspecto do remaster. Um novo esquema de controle também foi incluído, permitindo que os jogadores movessem seu personagem no botão analógico.

Img re origins collection capa

O Remaster foi um sucesso comercial, quebrando recordes de vendas. Tornou-se o maior jogo de lançamento da PlayStation Network e o jogo digital mais vendido da Capcom na América do Norte e Europa. A Capcom anunciou que o remaster excedeu as vendas de um milhão de cópias até abril de 2015. Seu sucesso comercial resultou no anúncio da Capcom de uma edição semelhante de Resident Evil Zero em 2015. A recepção crítica para o remaster foi principalmente positiva.

Foi feita uma compilação, Resident Evil: Origins Collection, que inclui resident evil hd remaster e resident evil zero hd remaster, e foi lançado em 22 de janeiro de 2016. O jogo foi lançado para o Nintendo Switch em 21 de maio de 2019, juntamente com Resident Evil 4 e Resident Evil Zero.

Referências[]

Advertisement